05 abril 2012

E na páscoa...

05 abril 2012




"A questão mais aflitiva para o espírito no Além é a consciência do tempo perdido."
Chico Xavier

Revista "Fala Meu!"

MJE - Música Jovem Espírita, atual, no cenário do Rock

(...)
Depois da maré de ídolos autodestrutivos dos anos 80, depois dos jovens de Seattle a Brasília mostrarem que era possível fazer músicas com três ou quatro acordes, e finalmente depois das mães perceberem que seus filhos, que faziam aulas de violão, queriam montar uma banda, pois já sabiam tocar o mínimo de três ou quatro acordes (e isso não queria dizer que eles iriam acabar como seus ídolos dos anos 80), o rock estava desmistificado em todos os sentidos, e consequentemente, popularizado.
Foi então, que inevitavelmente, este estilo começou a quebrar as barreiras que o separavam da religião, sendo carregado pelos próprios jovens adeptos até seus templos de oração, tornando-se poderosa ferramenta de difusão das ideias das doutrinas e popularizando-as vestidos sob esta nova roupagem.
Com a expansão do movimento jovem espírita, e dos eventos de confraternização de mocidades, sempre incentivando a arte, a música é uma das formas de expressão geralmente mais exploradas. Há sempre a mocidade que possui uma banda, ou projeto de uma.
A diferença da música espírita atual para a da geração dos nossos pais, além do estilo assumidamente rock, é o entorno. O mundo de hoje, diferente daquele em que viveram nossos pais, proporciona mais meios para que o trabalho se desenvolva de forma mais solta, chegando mais longe.
Com a internet, a facilidade de acesso à informação de comunicação entre os jovens afins, cria meios para que os objetivos se concretizem, proporciona muito mais fontes de inspiração e influências do que nossos pais tiveram acesso, o que 
resulta num amadurecimento maior do trabalho.
Não nos contentamos em tocar para os que estão perto, queremos atingir a maior quantidade de afins possível, e é nesta ambição sadia que a música espírita cresce ao exemplo das de outras doutrinas. (...)

Esse é um trecho da matéria de CAPA, da 86° edição, da revista Fala Meu!, com Felipe de Oliveira falando sobre MJE - Música Jovem Espírita, atual, no cenário do Rock.
Quer ler a reportagem na integra e ainda conferir os outros destaques desta edição, acesse http://www.revistafalameu.com.br/PDF/fala%20meu_86.PDF






  • PALAVRA: Espiritismo, do interior à cidade grande
  • GIRO: Religião de nossos filhos
  • SET: Os seriados e temas espíritas
  • MUNDO: A Doutrina Espírita pelo Mundo
  • ANTENADOS: Os 70 anos de Paulo e Estevão
  • MAIS: Vale a pena ser espírita?