12 julho 2009

Estreitando os laços - Campanha Auta de Souza

12 julho 2009

O dia acordou nublado, um friozinho gostoso... mas que clima agradável fez para os lados da Aprendizes do Caminho! Quem esteve por lá, neste segundo encontro da Programação de Férias - Julho/09 certamente sentiu as boas vibrações do ambiente.

Pra começar, como falamos no post da terça-feira, 8/7, o Alegria Cristã nos trouxe novas músicas (ou relembrou algumas). "Brilhem Mais" e "Alegre Evolução" entraram para o repertório e teve a aprovação da galera. Pra dar uma sacudida no "povo", já que ontem, 11/7, tivemos a Sessão Pipoca, todos se renderam à "Pipoca". Confira com seus próprios olhos:

Logo em seguida, teve início o bate-papo sobre a Campanha Auta de Souza, com "Seu" Joaquim, Bianca e Leovaldo (o Leo).


Eles contaram pra gente sobre o início, a estruturação e as melhorias que ano a ano foram sendo implementadas na Campanha de Fraternidade Auta de Souza, desenvolvida pelo Dispensário André Luiz, em parceria com a Mocidade Espírita Aprendizes do Caminho.

"Este sempre foi um trabalho da Meac, inclusive temos este nome impresso em todas as peças que utilizamos, mas estamos sentido falta dos nossos companheiros aos domingos, às 7h30", lembrou "Seu" Joaquim. "Mas tenho a certeza de que estamos vivendo um novo momento e que vamos reestabelecer e reforçar os nossos laços, nos aproximando cada vez mais", prevê.

Bianca contou que "Auta de Souza nasceu em Macaíba (RN). Aos 14 anos apareceram os primeiros sinais da tuberculose, obrigando-a a abandonar os estudos e a iniciar uma longa viagem pelo interior em busca de cura. Auta de Souza deve ser considerada a poetisa norte-rio-grandense que mais ficou conhecida fora do Estado. Sua poesia, de um romantismo ultrapassado e com leves traços simbolistas, circulou nas rodas literárias do país despertando sempre muita emoção e interesse, e foi fartamente incluída nas antologias e manuais de poesia das primeiras décadas. Como a maioria dos escritos femininos, sua obra poética deixou-se contaminar pelas experiências vividas, o que, aliás, não compromete o lirismo e o valor estético de seus versos.
Aos 24 anos, no dia 7/2/1901, Auta de Souza morria tuberculosa".


Leo contou que "o Dispensário, fundado em 1966, tem como sua atividade principal a Campanha de Fraternidade Auta de Souza. Trata-se de uma campanha de rua que se destina levar mensagens de Jesus à população, e, bem assim, arrecadar donativos para as famílias carentes. Apesar de ter se iniciado com a prática da Campanha, essa obra desenvolveu, ao longo do tempo, outras atividades, como a campanha da feira, dos prédios e dos supermercados, que mantiveram a mesma natureza da proposta inicial, ou seja, a realização de um trabalho fraterno de amparo e assistência material e espiritual".

Fica feito o convite aos interessados em participar desse grandioso trabalho. Todos os domingos, a partir das 7h30, no mesmo salão da Meac. Para visitr o site do Dispensário André Luiz, clique aqui.

E fala sério, olha só que clima mais harmônico:


Clique em "comentários" e diga o que achou do bate-papo de hoje. Lembrando: para cadastrar seu comentário, é preciso que você selecione "Nome/URL".

Ah, você pode e DEVE cadastrar um recadinho ali no mural de recados (lado direito, bem abaixo do número de pessoas online).