13 janeiro 2012

O jovem e a fé

13 janeiro 2012


Ontem, dia 12/01, a TV Anhanguera/Rede Globo, exibiu no quadro Perfil Jovem do Jornal Anhanguera, uma matéria sobre "Jovens que praticam uma religião".
Quem ainda não viu a reportagem, pode aproveitar para ver agora. É só clicar no link abaixo:


Assuntos como este estão tomando cada vez mais espaço na mídia. 
Você se lembra da matéria exibida em 23/12/2010, no mesmo quadro do Jornal Anhanguera, que mostrou "Como os jovens exercitam a sua fé"? 
Para quem não viu, ou gostaria de rever é só clicar no link abaixo:


É hoje! Sexta feira 13

Sexta-Feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada  popularmente como um dia de azar.
O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do Zodíaco. Já o 13 é um número irregular, sinal de infortúnio. De acordo com a Igreja Católica, sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar.  
Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) , acredita-se ser o mais azarado dos dias, e desperta medo em muita gente.
Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.
Mas, deixando a crendice de lado, por que ter medo deste dia? Afinal, o que tem de mau o dia 13, especialmente se ocorrer numa sexta-feira?  
Segundo a Astrologia, a sexta-feira é o dia regido por Vênus, o planeta do amor, da beleza e da harmonia. Para os místicos o 13 está associado à evolução de todo ser.
Há quem acredite que a soma dos números que compõe o 13 (1 + 3 = 4), simboliza prosperidade e sorte. No México, o número 13 é adotado como algo santo, é o caso das 13 cabras sagradas; e no Hinduísmo, 13 é um número religioso - veja as 13 estátuas de Buda presentes em seus templos.

Nada existe de verdade. É só superstição e muita especulação. Não há porque temer a Sexta-Feira 13! É um dia como outro qualquer.
Dê folga ao azar. Ainda vem por aí muitas e muitas sextas-feiras 13.
Ou vai me dizer que você também é um  frigatriscaidecafóbico?

Tenham todos uma ótima sexta-feira!


Baseado no texto “Sexta-Feira 13. Dia de sorte ou de azar?” de Alexandre Acioli