06 abril 2010

XXII Eevaa - Encontro de Evangelizadores Através da Arte

06 abril 2010

Nossos correspondentes mais que especiais da Meac estiveram de butuca durante todo o 22. Encontro de Evangelizadores Através da Arte - ou simplesmente Eevaa, que rolou de 1. a 4/4, na Associação Campo da Paz. 


"O tema deste ano foi 'O que farei?', baseado na passagem na qual o judeu Saulo de Tarso,o maior perseguidor de cristãos, quando caminhava para a cidade de Damasco, encontra uma luz muito forte que o cega. Era Jesus! Ele, então, pergunta: 'Saulo, por que me persegues?' Percebendo então a grandeza de Jesus, questiona: 'Senhor, o que queres que eu faça?' E, então, Saulo muda o nome para Paulo de Tarso, recupera a visão, e se transforma no maior mártir do Cristianismo primitivo, dizendo: 'Já não sou eu mais que vivo, e sim o Cristo que vive em mim'", conta Euler Junior.



Ele destaca que "a intenção de retratar essa passagem foi exatamente de levar a nos questionarmos qual a ATITUDE devemos tomar em nossas vidas. Realizando essa autoanálise descobriremos que o caminho para evolução espiritual está no conhecimento e na execução das leis divinas (DEUS); na prática do evangelho (CRISTO) e na CARIDADE". Euler lembra, ainda, que "esse tripé foi bastante abordado e, para mim, por meio dos estudos, vivências e apresentações artísticas, foi alcançado o objetivo maior que era nos levar à reflexão. Sinceramente, eu já participei de vários Eevaa, esse foi um dos melhores, senão o melhor".


Tati Viana concorda e ressalta que "em meio a uma exuberante natureza, as vivências, os estudos, as oficinas de arte e apresentações artísticas levaram o público presente - trabalhadores e coordenadores de diversas mocidades - a refletir profundamente na pergunta-guia. Os três estudos oferecidos tiveram como subtemas: Deus, Cristo e Caridade. E a palavra de ordem para todos é ATITUDE". Tati complementa afirmando:  "trago a certeza de que quero continuar trabalhando pra Jesus".



Participante de primeira viagem, Lucas Luminoso fala que "o Eevaa foi muito bom, tanto pra reorganizar as energias (metas), quanto para aprender sobre as outras mocidades. Posso garantir que estamos voltando com outro ânimo!". Lucas também faz questão de frisar: "agradeço muito por esta oportunidade que me foi dada e logo digo que estou pronto pra ajudar no que precisar!!!".  

Bruno Caetano, que também participou do Eevaa pela primeira vez, revela que "foi uma experiência maravilhosa de reflexão, lazer e contato com a natureza e com Deus". Na bagagem ele trouxe a pergunta que não quer calar: "em que lugar Deus está em sua vida?".

"Foi tudo de bom! A arte espírita nos elevando até a Espiritualidade Maior", acrescenta Rangel Souza. "Creio que muito os estudos nos indicaram a necessidade de muito comprometimento de cada um no seu íntimo. Com a indagação 'o que fazer?' e a palavra de ordem 'atitude', sigamos Jesus em nossa reforma íntima", aponta.


Para Patrícia Palhaça, o encontro proporcionou "muita energia e aprendizado". João Jubé considera que o Eevaa é um "encontro dirigido pela Espiritualidade Maior para seus filhos pecadores". Para ele, o encontro deste ano foi "um grande bálsamo de esperança para que consigamos fazer algo de bom nesta existência".
 
Thaís Affonso reforça que "o Eevaa teve bastante estudo sobre Deus, Cristo e Caridade; vivências; muitas apresentações artisticas das quais nós participamos; muito alegria cristã... Peraí, Thaís, mas desse encontro você só lembra dos estudos??? "Ah! Teve um luau no galpão, porque esta chovendo e muita lama lá fora, mas foi maravilhoso! Dançamos e nos divertimos muito! A cachoeira estava linda como sempre", conta.

 
Questionada sobre o que ela traz de bom deste evento, ela é categórica: "de lá eu trouxe novas amizades, experiências e muitas energias positivas". Para sua vida, ela compartilha, lembrando que "devemos ter atitudes diante dos conflitos, deixar a ira e o egoísmo de lado, lembrar que Deus está em todos os lugares e pricipalmente dentro da gente. A caridade é uma maneira de termos atitude".
 
Thaís aproveitou para refletir sobre os ensinamentos aprendidos no Eevaa e sua utilidade na realidade da Meac: "podemos ter problemas diante de nós, trabalhadores, ter conflitos em nossas atividades, mas precisamos perseverar. Quando conseguimos solucionar problemas e conflitos, nossas diferenças, é muito mais gratificante. Já pensou como seria sem graça se fossemos um grupo só com pessoas 'normais' e sem nenhum 'conflito'? Estamos aqui para aprendermos e ensinarmos a Doutrina e, além do estudo, devemos colocá-lo em prática, ajudando as pessoas que são problemáticas, dando atenção e carinho. Isso também é uma caridade e tanto". Resumindo, ela recorda: "DEUS é a base de tudo!".
 

Socorro espiritual

 
Patrícia Palhaça nos relata o trabalho que foi realizado no plano espiritual durante esta edição do Eevaa: "como descreveu Tia Vera, durante uma das vivências, muitos espíritos que estavam ali adormecidos foram resgatados". "Segundo relatos da coordenação do evento, no Plano Espiritual, jovens que eram mantidos adormecidos, foram acordados para que durante o encontro iniciassem os seus tratamentos", acrescenta Tati Viana. "Era perceptível a energia e a vibração especial", finaliza.

Estes foram apenas alguns relatos de participantes do 22. Eevaa. Se você participou deste belíssimo encontro, clique em "comments" e compartilhe conosco. Conhecimento merece ser repartido!

Quer conferir as fotos feitas pelo paparazzi de plantão, Euler Jr.? Basta clicar nos links abaixo:
Ah! E se você também tem mais fotos, compartilhe conosco que publicaremos todas! E-mail: aprendizesdocaminho@gmail.com